1 – A Polpa Dentária
A polpa é um órgão vivo, situado dentro do dente (câmara pulpar e canal radicular), que contém vasos sanguíneos e nervos. Quando atingida por cáries ou traumas se inflama sendo que a sua regeneração é problemática devido a presença das bactérias, tendendo a caminhar para morte seguida de infecção.
Durante esse processo, a polpa pode passar por estágios inflamatórios e degenerativos, com sintomas de dor ao frio, calor e outros estímulos. Mas pode também ocorrer a morte e infecção na ausência de dor inicial.
2 – O que é um tratamento endodôntico?
É basicamente a remoção da polpa inflamada ou mortificada, a limpeza e desinfecção do canal e a obturação do mesmo, vedando totalmente o espaço vazio ocupado anteriormente pela poupa da coroa e da raiz.
Exige uma ou mais consultas que envolvem alguns passos:
Anestesia, que em algumas situações pode não ser necessária;
Isolamento, um lençol de látex é colocado sobre o dente para mantê-lo seco;
Abertura, onde é feito um acesso na coroa do dente até a câmara pulpar;
Remoção da polpa, feita com limas próprias ajustadas no comprimento adequado do dente, juntamente com a limagem irriga-se com substâncias químicas, obtendo-se limpeza, desinfecção e modelagem do espaço interno, para ser obturado (vedado);
Curativo temporário: Uma medicação antibacteriana poderá ser colocada no interior da câmara e do canal entre uma sessão e outra para manter ou incrementar a desinfecção obtida na fase anterior;
Obturação do canal: O canal geralmente é obturado com um material apropriado para o seu selamento.
A polpa é removida, o canal é limpo, modelado e obturado.
No estágio final, o dente será restaurado por uma coroa total ou uma restauração parcial para fortalecê-lo e melhorar sua aparência estética.
É muito importante seguir as orientações do seu cirurgião-dentista comparecendo as consultas, para o sucesso do tratamento.
3 – Como tratar uma polpa comprometida?
Inicialmente remove-se a mesma, pois ela pode infectar os tecidos que envolvem a raiz, podendo causar dor e inchaço. O processo infeccioso bacteriano pode destruir o osso ao redor da raiz do dente. Assim, ou se trata o canal ou se extrai o dente.
A extração do dente deve sempre que possível ser evitada.
Quando um dente é perdido e não substituído, cria-se desarmonia na oclusão, perda da eficiência mastigatória e estética.
O tratamento endodôntico, pode salvar seu dente, custa menos do que a extração e ai substituição do mesmo, além de manter o que é seu naturalmente.
O dente com canal tratado permanece em função sem problemas?
Sim, desde que bem cuidado,pois ele pode cariar novamente sem nenhum sinal de dor, já que o nervo foi removido.
– A restauração deve proteger o dente de fraturas;
– A doença periodontal, também pode atingi-lo como a qualquer outro dente;
– A escovação diária e a visita regular ao cirurgião-dentista vai ajudá-lo a manter seus dentes sadios por mais tempo.
Consulte sempre um especialista … A saúde bucal é um precioso patrimônio refletido no sorriso !
Dra. Deise CROSP 49.503